10 sintomas estranhos na gravidez


Todo mundo sabe que toda grávida faz muito xixi, fica com os pés inchados, sofre com enjoos no começo da gravidez. Mas os sintomas da gravidez são infinitos, variam de pessoa para pessoa e, muitas vezes, podem ser bem estranhos. O grande lance da coisa é que, em geral, só os descobrimos quando estamos gestando… Fora ficar com aquela pulga atrás da orelha se perguntando se é normal, às vezes a gente só senta e chora o fim da dignidade total de uma pessoa…Ou ri!

1.O cabelo cresce. MUITO.

gravidez_cabelo

Dizem que é por causa dos hormônios, mas eu desconfio que o monte de vitaminas que nós tomamos deve ter algo a ver com isso também. Mas espere, isso não é tudo: seu cabelo pode ficar MARAVILHOSO ou simplesmente HORRÍVEL. Eu parecia a Rapunzel na gravidez da Catarina, mas agora…eu nunca vi meu cabelo tão ressecado. Nada salva. É desesperador.

2. Não são só os cabelos que crescem…

gravidez_pelos

Ficamos mais peludas na gravidez – o que é uma sacanagem absurda da natureza porque se depilar dói mais que contração. Em virtude do aumento do fluxo sanguíneo, ficamos mega sensíveis. Mas assim…pensa MEGA SENSÍVEIS. Tem muita gente que não percebe essa diferença. Eu, nas duas gravidezes, não consegui nem fazer a sobrancelha. Só vou dando um jeito nas coisas porque é a vida. Estou resignada já. Mas é um horror hahahaha Especialmente porque eles crescem na metade do tempo. 2017 e um problema desse tipo. Não me conformo! hahaha

3. Dores em partes do corpo que você nem lembrava que existiam

gravidez_virilha

Tipo a virilha. Não é incomum grávida não conseguir levantar a perna para colocar a calcinha, especialmente se for a primeira gravidez ou se o bebê for grande. Outras dificuldades aparecem por conta disso: subir escadas, pular poças…eventualmente até andar. Enfim, coisas que ninguém precisa fazer na vida.

4. A ppk vira uma espécie de personagem com vida própria no último trimestre

gravidez_ppk

Dói, aperta, você sente fisgadas, pressão, tem secreções estranhíssimas. Você não consegue mais vê-la, mas ela sempre se faz presente na sua vida brindando esquisitices. Não aconteceu comigo (ainda) mas acontece com um monte de gente: o xixi pode escapar eventualmente. Com uma risada, uma tosse ou até sem motivo aparente. É bem comum.

5. Sonhos

gravidez_sonhos

Os sonhos podem ficar especialmente vívidos na gravidez. Nessa gravidez, eu não tive muitos sonhos estranhos…mas na gravidez da Catarina, era um filme hollywoodiano por noite: sonhei, por exemplo, que eu e o Justin Timberlake tínhamos uma barraca na feira. Vendíamos tomate. Os sonhos são cheios de detalhes, longos e bem reais! É bem divertido.

6. Alzheimer gravídico

gravidez_esquecimento

O que ninguém nunca tinha me contado é que a gente ganha um sério problema de memória na gravidez. Comigo aconteceu nas duas gravidezes e acho que quase todas as minhas amigas relatam o mesmo sintoma – que parece que vai piorando com a proximidade do parto. A gente começa meio sem concentração para ler as coisas, lê várias vezes o mesmo parágrafo para entender de longe do que se trata um texto. Depois a gente começa a esquecer as palavras. Alguém te pergunta onde está alguma coisa e a sua resposta é mais ou menos assim:

-Está lá no…na…como chama mesmo? Aquele troço…o coiso lá…aquilo no quarto…

E a pessoa, claro, te olha como se você tivesse algum tipo de problema. E você acaba achando que tem mesmo, porque isso acontece várias vezes ao dia.

Termina com você esquecendo compromissos sérios, importantes, contas (esqueci uma aqui que tinha 400 reais de multa. Marido ficou tããão feliz…sqn! hahahaha). Nessas horas, é de verdade muito importante contar com a ajuda das pessoas (minhas companheiras de trabalho me avisam 300 vezes da mesma coisa e ainda conferem se eu fiz no dia adequado…ufa!) e, principalmente, com a compreensão.

Andei lendo sobre isso e algumas pesquisas falam que esse sintoma pode durar até o bebê completar um ano, mais ou menos, se a mãe amamentar exclusivamente. É uma espécie de tática da natureza para te fazer focar no que importa realmente: a manutenção dos cuidados ao filhote da espécie, então haja sintoma com os hormônios. Como se fosse lá muito fácil ignorar um ser que grita quando precisa de qualquer coisa….rs

Comigo os esquecimentos normalmente começam assim:

-Nossa…eu tinha algo a fazer…mas não tenho nada anotado aqui. Acho que é só impressão. Estão cansada, vou deitar um pouco…

JÁ ERA. Caiu numa cratera chamada esquecimento total. E de lá nunca mais saiu.

Por exemplo: eu ia escrever mais alguma coisa nesse item, mas estou parada aqui há 20 minutos tentando lembrar o que era. JÁ ERA.

7. Delicada como…um elefante!

gravidez_clumsy

Na atual gravidez, meus estragos se resumem a dois retrovisores totalmente destruídos (tem registro no Instagram). Não adianta, eu fico braço dirigindo grávida. Perco totalmente a noção de espaço. Na gravidez da Catarina, era INSANO: absolutamente TUDO caía da minha mão e eu chorava por horas quando isso acontecia. Foram  milhares de copos, retrovisores (juro, não sei o que acontece!!!!!!!) e 2 vezes a tela do meu galaxy novinho da época. Eu ligava chorando para o meu marido e ele já me perguntava o que eu tinha estragado. hahahahaha

8. Sem paciência NENHUMA

gravidez_raiva

QUE ÓDIO QUE DÁ de tudo. TU-DO. Não vou nem começar a listar porque o sangue me sobe!

9. Sangue. Muito sangue.

gravidez_sangue

Se você acha que só verá sangue em caso de parto normal, está muito enganada. O volume do sangue aumenta muito no corpo da mulher grávida e isso quer dizer que suas gengivas vão sangrar toda santa vez que você escovar os dentes. Outro lugar insólito para esse sangue todo ir parar é o seu nariz. Sim, amiga. O nariz fica até meio tapado, parece que você “respira menos ar” de tanto sangue que tem. Se você tiver rinite e morar em São Paulo, nem te conto o que vai acontecer cada vez que você espirrar.

10. Amostra grátis de menopausa

gravidez_calor

Eu descobri a gravidez da Catarina em julho de 2013. Fazia um frio insano em São Paulo e nós morávamos num apartamento muito gelado. Dormíamos com pijama comprido, cheios de cobertores. Eu jogava todos eles para longe de madrugada, tirava o pijama e meu marido me olhava, como se eu fosse um ET. Veja bem, eu durmo coberta em alto verão. Eu suuuuuuuuuuuava. Molhava o resto, entrava no banho, colocava o ar condicionado em 15 graus. Tanto que, quando a Catarina nasceu, ele estava com uma mega gripe! hahahahaha Agora eu estou morrendo de calor na maior parte do tempo de novo e estou dormindo na sala desde os 3 meses de gravidez. Abro as duas portonas e durmo praticamente enfiada na sacada. Mesmo com 13 graus lá fora. Parece que vem um calor que me queima por dentro. Nem levo mais blusa para o trabalho: sou completamente imune ao frio. Galera de gorro e cachecol e eu de camiseta.

E você? Teve algum sintoma estranho na gravidez? Escreve aqui nos comentários!

 

Fotos do pixabay (exceções: cousin itt by tumblr e salvador dali domínio público)

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR

10 dias após a cirurgia
Hipotireoidismo e gravidez: um desabafo
April 01, 2017
meme4
Muita sinusite para uma pessoa tão pequena
March 19, 2017
choro
10 motivos legítimos para uma grávida chorar
February 15, 2017
feminismo
Empatia
December 17, 2016
gravida
Gravidez é uma m…!
December 10, 2016
antes do atraso
Grávida de novo!
November 19, 2016
ensaiofamilia8
Porque quero ter mais filhos
August 11, 2016
amamentacao
Curso Avançado em Amamentação
July 19, 2016
homemgravido
Pai também pode ficar “grávido”!
May 16, 2016

1 Comentários

Debora
Reply 21 de maio de 2017

Sinto uma vontade imensa é incontrolável de transar! Ataco meu marido de madrugada várias vezes na semana!
Ele
Está amando né! Rs
Me sinto uma verdadeira campira com sede de sangue rs

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Preencha os campos obrigatórios marcados com *