4 atividades SIMPLES para tirar as crianças da frente da TV


Por tudo que eu estudei de desenvolvimento infantil, eu não consigo ficar tranquila e de boa com a infância de hoje. Shopping não conta como passeio, tablet não é opção, TV não é lazer, criança não faz horário de adulto. Cada vez mais, a ciência prova a importância do livre-brincar, do ócio, do tempo não-supervisionado. É claro que nosso estilo de vida não facilita em nada a tarefa: trabalhamos muito, vivemos ocupados, na vida real precisamos de crianças entretidas de vez em quando (porque né…todo mundo precisa usar o banheiro de vez em quando sabendo que a casa não vai pegar fogo!). Precisamos, entretanto, fazer um mea culpa e, muitas vezes, consertar A NOSSA rotina antes de consertar a rotina dos nossos filhos. Uma amiga me disse essa semana que para tirar o tablet do filho estava rolando um detox tecnológico na família toda. Ela está certa. Se formos hipócritas, nossos filhos são os primeiros a enfiar os dedos nas nossas caras e dizer “mas você faz!”. Nós ouvimos um monte de “Eu sou adulto, eu posso” na nossa infância e isso não cola mais com essa geração que já nasce questionando.

Enfim, aqui em casa a médio prazo o tablet não entra. Não vejo realmente como algo bom para a minha filha que só tem 4 anos. Quando ela sai com a gente, precisa aprender a se distrair e a interagir, a ter modos e a respeitar o espaço e o tempo alheio. Falei disso AQUI. Quando estamos no carro, ela deve conversar com a gente e se distrair com a paisagem. Quando foi que esquecemos de olhar para o mundo? Aliás, eu acho que está faltando muito isso para os adultos também, então também estimulo minha filha a fazê-lo. Ela, como nunca teve DVD/TV/tablet no carro/no restaurante/na vida não sente a menor falta. Porque crianças são exploradores, são inventores, são cientistas. Eles precisam que seu papel ATIVO seja estimulado. É um eterno desafio porque várias crianças do convívio dela tem, mas acho que está tudo bem até agora.

A TV eu controlo. Controlo qualitativa e quantitativamente. Controlo O QUE ASSISTE e QUANTO TEMPO assiste. Não proíbo, mas uso a meu favor. Uso se preciso abaixar o fogo da Cata, por exemplo, se ela está muito agitada. Uso para ilustrar algo que estiver ensinando (semana passada foi o Menino Maluquinho, na semana anterior o Sítio do Picapau Amarelo, essa semana é o Pinóquio). Uso nas emergências (banheiro, Aurora, entregas, cansaço extremo etc). Enfim. Uso como exceção, não regra. Na vida real, eu passo meus dias tentando entretê-las com atividades que permitam um desenvolvimento global, que permitam a exploração, a criatividade, a experimentação e, principalmente, que elas ganhem um papel ativo em seu próprio crescimento ao invés de ficar sentada assistindo a algo pronto. Quando a vida fora da TV fica muito mais interessante, eu sei que ganhei meu dia <3

Aqui 4 ideias para entreter a cria sem grandes malabarismos e preparações, mas vivo mostrando o que invento no instagram do blog.

  1. Massinha

Amada pelas crianças, odiada pelas mães. Onde há massinha há um rastro de sujeira dias a fio. Você limpa, limpa e limpa e encontra massinha nos lugares mais insólitos, dias depois. Os benefícios, entretanto, são inquestionáveis. Estimula a criatividade e trabalha a coordenação motora fina como poucos materiais. O desenvolvimento da motricidade fina é um grande facilitador no processo de alfabetização infantil. Além disso, a concentração também é tão trabalhada que a massinha frequentemente é usada como recurso terapêutico. Deu até uma dor no coração pensar em quantas vezes você falou não pensando na sujeira, não é? A massinha é extremamente acessível, podendo ser encontrada a precinhos módicos por aí, além de ser fácil de se fazer em casa.

massinha de modelar

2. Pintura em…plástico!

Arrume um apoio de um lado e outro do outro (costas de cadeiras costumam funcionar bem!), passe plástico-filme (aquele de cozinha) e…voilà: uma tela novinha para ser pintada de vários lados e em vários ângulos. A “textura” do plástico é diferente portanto o resultado e a sensação que a criança vai sentir é outra. Aqui também trabalha-se coordenação motora fina (grupos musculares diferentes da massinha), concentração, relação de causa e efeito (se eu misturar essa cor com essa…o que dá?), utilidade dos materiais (pincel serve para pintar!), cores, comandos (pode pintar o plástico, não pode pintar a parede!). Estou querendo testar essa atividade com tinta plástica ao invés de guache. Vou testar essa semana e conto para vocês lá no insta!

atividade educação infantil

Nossa modelete aqui é a Mari! Agradecimentos à mamãe Débora pela foto.

 

3. Atividades com água

Especialmente agora que é época de calor, é sempre sucesso. Eu costumo colocar a banheira na sacada, dar shampoo de hotel ou hospital na mão da Catarina e deixá-la lavando bonecas. Ela fica hoooooras lá. Outras variações que fazemos por aqui: lava-rápido (ao invés de bonecas, carrinhos), Masterchef (potinhos mil e ela brinca que está fazendo comida…faz contagem regressiva e tudo! hahahaha) etc Dá para trabalhar as temperaturas, sensações… água é sempre um sucesso!

brincadeira com água

 

4. Desenhar a partir de carimbos de pé e mão

Faz sujeira, já aviso. Mas eles AMAM! Num dia, eu faço vários carimbos de mãos e pés em várias cores. No outro dia, já com tudo seco, fazemos desenhos a partir desses carimbos. Este carimbo de mão verde virou uma árvore! As possibilidades são infinitas, há milhões de modelos para se copiar na internet ou simplesmente deixar livre para que a criança desenhe o que der na telha! Uso guache que é lavável e atóxico. Costuma sair da roupa só de colocar na máquina e lavar normal. Aqui trabalhamos além da criatividade e concentração (não mexer a mão é MUITO mais difícil do que parece hahahaha), sensações tácteis, texturas, coordenação viso-motora.

atividade para crianças

 

Eu costumava separar as atividades por idade, mas depois que a Aurora nasceu e eu vi que ela topa fazer tudo o que vê a Cata fazendo, não separo mais não! =)

 

E vocês? Como costumam tirar as crianças da frente da TV? Escrevam nos comentários!

 

 

Curso maternidade

POSTAGENS RELACIONADAS

grávida estupro
Sobrevivi a um estupro – AVISO DE GATILHO
June 03, 2018
dúvida
Feliz Dia das mães para você, homem branco e hétero sem filhos!
May 12, 2018
menino de tutu, machismo
Meu filho usa fantasia da Frozen. E daí?
April 08, 2018
youtube
Primeiro x segundo filho: coisas que a gente aprende
March 05, 2018
gravidez
7 coisas IMPORTANTÍSSIMAS que você precisa saber na primeira semana do bebê
March 03, 2018
Canal de maternidade no youtube
Mamaholic no Youtube!
February 14, 2018
Aí tive de comprar duas, ao invés de uma! hahahahaha
Comprando roupas de mães empreendedoras: um posicionamento político
February 03, 2018
festinha na escola
O que seu filho aprende nas festinhas da escola?
December 03, 2017
bh
Dicas para viajar com crianças
October 31, 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com "*"