5 brincadeiras sensoriais para divertir (e estimular!) as crianças em casa. A 4 é a minha preferida!


Olá, pessoal!

Tem dias em que nenhum brinquedo chama a atenção e tudo que a criança tem interesse em pegar…não pode! Vi no instagram da mamãe Carol, o @brincacatarina (mega ultra recomendo!), uma atividade simples para treinar coordenação motora fina com pregadores e amei. Aí pensei em escrever esse post para vocês e para que eu possa fazer futuras consultas! hehehehe Está cada vez mais difícil bolar desafios para a minha Catarina – que não é a mesma do instagram que indiquei…rs

Eis aqui 5 atividades bem simples e diferentes para entreter (e estimular!!!) as crianças.

1. Colocar as minhocas na casinha

Um clássico montessori. Basta um escorredor de massa e as “minhocas”. Servem pedaços de lã, canudinhos, espaguete cru… treino de movimento de pinça e coordenação motora fina.

montessori

Não tem escorredor de massa? Pense em qualquer variante que você tenha em casa e que ofereça os mesmos resultados!

palitos

2. Tesouro misterioso

Esconda todo o tipo de bugiganga que você puder dentro de um saco. Para ensinar seu filho como brincar, comece você (de modo que ele copie depois). Coloque a mão no saco e pegue um objeto. “Eu acho que é uma colher!”. Estimula a atenção, o desenvolvimento sensorial e a fala. Se a criança for maior, você pode adaptar: “Eu acho que é uma colher pois parece de metal e tem um cabo!”. Se o bebÊ for muito pequeno e não falar, diga você o nome das coisas que ele tirar. Acredite: ele não fala, mas está absorvendo tudo. Aprendendo todos os nomes que você diz.

sacodemisterios

3. Agrupamento de cores

Não é necessário que seja num feltro e nem tudo no mesmo tom. Você pode usar uma toalha colorida, papéis pintados, sulfite colorido. Ensine duas habilidades ao seu filho ao mesmo tempo: agrupamento de objetos com uma característica em comum e identificação de cores e tons. Comece sempre fazendo para que ele copie. Lembre-se: não adianta dar longas explicações. O exemplo é a melhor maneira de ensinar as regras do jogo!

cores

4. Tubos e túneis

Uma das minhas preferidas! Basta pegar um tubo de papel toalha, de rolo de papel higiênico, papel alumínio etc e colar em algum lugar. Varie as posições, as alturas… Dê objetos que a criança possa jogar ali. Se tiver como oferecer objetos de cores diferentes, pode aproveitar para praticar as cores: “Fulano, agora coloca o verde!”. Se der outras coisas, habitue-se sempre a nomeá-las. O único cuidado que você deve ter é de não usar coisas pequenas demais passíveis de engasgo. Lembre-se: a criança VAI colocar na boca. Treina pinça, coordenação motora fina, noções de causa e efeito e gravidade.

tubo

5. Cereal, macarrão e massinha.

Você pode adaptar com outros materiais. O objetivo é que a criança encaixe o cereal no macarrão e o empilhe. Fácil para nós, mas nem tão fácil para alguém que está desenvolvendo não só a coordenação motora fina e seus movimentos, como também noções de espaço e profundidade. Não esqueça de elogiar o desempenho da criança.

macarraoefruitloops

E aí? Tem alguma outra ideia? Compartilhe com a gente nos comentários! Vou filmar e colocar a Catarina realizando as atividades no snapchat (isepregnolatto).

Não quer perder nada? Assine nossa newsletter e os posts chegarão por e-mail até hoje. Não esqueça de validar o link e configurar o recebimento para “isto não é spam”.

Beijinhos,

Ise.

POSTAGENS RELACIONADAS

festinha na escola
O que seu filho aprende nas festinhas da escola?
December 03, 2017
nutricionista infantil
8 dicas para a criança comer melhor
October 26, 2017
meu filho não brinca sozinho
Meu filho não brinca sozinho. E agora?
March 26, 2017
obediÊncia
Respeitar a criança não é deixar de educá-la
February 26, 2017
livros-itau-colecao
COLEÇÃO ITAÚ 2016: SAIBA COMO SOLICITAR A SUA
October 04, 2016
resgate animal
Resgate Animal
September 18, 2016
criancas brincando
Crianças ativas se desenvolvem melhor
August 21, 2016
ensaiofamilia8
Porque quero ter mais filhos
August 11, 2016
amamentacao
Curso Avançado em Amamentação
July 19, 2016

1 Comentários

Daniella Belo Confeitos da Dani
Responder 11 de novembro de 2015

Amei o texto. Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com "*"