Como fazer garrafas sensoriais


Eu e a Carol temos muitas coisas em comum: para começar, nós duas somos mães de Catarinas lindas, maravilhosas e agitadas! Conhecemo-nos nesses passeios virtuais e logo viramos companheiras porque temos ideias bem claras de como queremos estimular o desenvolvimento das nossas filhas. A diferença é que a Carol tem ideias muito melhores que as minhas e também as executa com mais destreza! Resolvi pedir para que ela fosse uma colunista eventual do blog pois tenho certeza de que vocês vão ficar encantados com as ideias dela como eu fico. E sempre dá para fazer os brinquedos com o que você tem em casa. Um espetáculo. Divirtam-se e…bem-vinda, Carolzinha! A casa é sua!

Ise


Oi, gente!

Sou Carolina Eloy, mãe da Catarina de 1 ano e 7 meses, e fiquei muito feliz com o convite da Thaise para escrever nesse espaço tão bacana. Queria contar um pouquinho sobre mim e o porquê do convite. Tenho uma página chamada Catarina Brinca (segue lá) onde mostro um pouco de todas as brincadeiras que invento ou copio para estimular e divertir minha pequena. Eu estudei em escola montessoriana alguns anos e segui apaixonada pela linha pedagógica. Quando engravidei descobri o quarto montessoriano e optei por ele para aumentar a independência e autonomia da minha pequena. E, nessa linha pedagógica, atividades são muito importantes. Dito isso tudo, vamos ao que interessa.

Decidi mostrar brinquedos simples, baratos e superacessíveis, feitos com qualquer garrafa daquelas em que bebemos água na rua mesmo. Não jogue fora! Leve para casa que vou te dar algumas ideias!

image1

A primeira são garrafas chocalhos feitas com um punhado de arroz, feijão, milho ou ate macarrão. A ideia é fazer barulho e estimular os pequenos. Para incrementar a brincadeira, podemos prender fitinhas de cetim na boca da garrafa. Assim elas ficam coloridas e vamos estimulando a visão também. Informação importante: colem as tampas e depois passem fita adesiva por cima. Se tiver fitas coloridas ainda melhor.

Alem de chocalhos, podemos usar a imaginação e colocar gel, lantejoulas, shampoo e teremos garrafas lindas para os pequenos admirarem. Ou enchemos de arroz e escondemos objetos pequenos e pedimos para as crianças maiores dizerem o que acharam. Temos uma caça ao tesouro sem correria nem sujeira.

image1 (2)

Uma brincadeira que podemos fazer com as crianças ainda é o boliche com garrafas. Basta juntas a partir de seis garrafas iguais, uma bola e pronto. Se as crianças forem maiores, encha com água para fazer peso e dificultar a brincadeira.

Lembram daquele brinquedo dos anos 80, oh, entregando a idade o vai-vem? Fizemos aqui com duas garrafas de refrigerante de 600ml e foi como voltar ao passado. A pequena não entendeu muito o porque dos pais se divertirem tanto. Cortamos a base de duas garrafas e as juntamos com cola e uma fita adesiva grossa para evitar cortes. Depois colocamos um fio tipo de nylon grosso que tinha em casa (o fio tem que ser liso para as garrafas correm bem) e amarramos as pontas. Brinquedo superdivertido para as crianças um pouco maiores.

Outra ideia é fazer garrafas calmantes, as calm down jars. Basta colocar água morna, cola com glitter, purpurina e poucas gotas de corante de alimentos. Temos garrafas lindas com purpurina dançando na água! Dizem que as crianças ficam olhando e vão se acalmando. Aqui ainda não funcionou não, mas sigo tentando! Minha sobrinha de quatro anos, por exemplo, adorou e quis levar para casa.

Só lembrem que as garrafas precisam ser bem lacradas. Usem cola quente, Superbonder. Depois coloquem muitas fitas adesivas. Não queremos que as crianças consumam o que há dentro dessas garrafas!

carol

CAROLINA ELOY é carioca, ariana, jornalista e mãe da Catarina de 1 ano e 7 meses. A maior diversão das duas é brincar e inventar brinquedos!

POSTAGENS RELACIONADAS

meu filho não brinca sozinho
Meu filho não brinca sozinho. E agora?
March 26, 2017
obediÊncia
Respeitar a criança não é deixar de educá-la
February 26, 2017
livros-itau-colecao
COLEÇÃO ITAÚ 2016: SAIBA COMO SOLICITAR A SUA
October 04, 2016
resgate animal
Resgate Animal
September 18, 2016
criancas brincando
Crianças ativas se desenvolvem melhor
August 21, 2016
ensaiofamilia8
Porque quero ter mais filhos
August 11, 2016
amamentacao
Curso Avançado em Amamentação
July 19, 2016
dislexia
5 brincadeiras que ajudam a identificar dislexia em crianças
June 02, 2016
birra
O papel das frustrações no desenvolvimento da criança
May 18, 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com "*"