Dica de teatro infantil: Os três porquinhos e o lobo


A Catarina descobriu há alguns meses a história dos três porquinhos. Na verdade, foi meio que uma coisa do Gustavo com ela. Ele começou a contar a história, ensiná-la a bufar (já até mostrei no Snapchat), mostrar vídeos na internet e, como toda criança, logo se apaixonou.

Há algum tempo já queria levá-la para ver a peça no teatro, mas nunca dava certo. No domingo passado surgiu a oportunidade e lá fomos os três (não os porquinhos – Catarina, Gustavo e eu) no final de uma ensolarada tarde de domingo.

mini fashionista

Catarina foi vestindo Little Baby (IG: @lblittlebaby)

Catarina foi vestindo Little Baby (IG: @lblittlebaby)

Eu estava um pouco apreensiva – e até levei bronca do Gustavo por isso – com relação à reação da Catarina perante o Lobo Mau. Vejam bem, ela andou numa fase com medo de tudo. Tinha medo da garagem, medo de alguns animais que apareciam nos desenhos mais inocentes do mundo, medo do escuro, medo de qualquer coisa que ela visse durante o dia. Vale dizer que é absolutamente normal na idade dela, mas cabe aos pais ir desconstruindo essas paúras e pontuar o que é fantasia e o que é realidade.

peça infantil

Como eu imaginava, a peça começou e ela pulou no colo do Gustavo. Tapou os olhos “para não ver nada”. E a curiosidade? hahahaha

menina com papai

 

Os três porquinhos entraram em cena, caracterizados claro, e ela demorou uns 5 minutos para acostumar à luz, ao barulho, ao clima, às fantasias. Não foi a primeira vez dela no teatro, mas foi a primeira vez que sentamos tão perto do palco (na 2a. fileira!).

 

Não é uma peça com uma super produção de cenário e fantasias, mas achei simples na medida certa: lembra um pouco as peças de teatro de antigamente, sem o caráter hollywoodiano que invadiu o teatro infantil, sabem? Ela não precisa disso para brilhar. Quem brilha são os atores -ótimos por sinal!- e a sua constante interação com as crianças. Mais de uma vez as crianças interromperam o texto (Como uma menininha de uns 4 anos que perguntou ao lobo por que ele não tinha coração! hahahaha) e os atores foram rápidos e sensíveis em suas colocações (o lobo explicou, por exemplo, que ele tinha coração sim mas que precisava comer!). O texto também é muito bom. Eu e o Gustavo gargalhamos sinceramente mais de uma vez. Eles adicionaram uns trechos muito engraçados à história, como os disfarces que o lobo escolhe para pegar os porquinhos. Catarina é muito pequenininha para entender a sacada, mas nós entendemos…e rimos!

O sapateado também é um toque muito legal. As crianças dessa faixa etária gostam de barulhos ritmados, de observar causa e efeito. Cada vez que eles sapateavam, Catarina nem piscava!

thiago mantovani

O lobo também não vinha caracterizado com máscaras e muitos apetrechos. Isso facilitou MUITO a aceitação das crianças menores. Para nós, foi absolutamente excelente: a Catarina perdeu o medo do Lobo Mau! Observem que a caracterização “mau” nem entra no título da peça.

Tanto perdeu o medo que correu para a frente do palco e ficou dando palpites aos porquinhos de onde se esconder…Os atores deixam as crianças bem livres durante o espetáculo, interagindo com eles sempre que possível. Passam pelo meio da plateia, sentam com as crianças, conversam….enfim. É uma agradável surpresa poder deixar seu filho livre para curtir e explorar arte.

crianças no teatro

No final, o elenco todo vai lá fora tirar foto com as crianças. A minha filha morreu de vergonha e me arrastou junto para tirar foto. Não foi no colo do porquinho nem a pau…hahahaha

dica de teatro

Se não me engano, acho que eles estão somente até o final de setembro em cartaz, portanto, CORRAM! Recomendo MUITO, especialmente para quem tem crianças menores, entre 1 ano e 4 mais ou menos, pois é bem difícil achar boas opções para eles.

Como bem disse o Gustavo, nós sabemos se uma peça infantil é boa pela capacidade de prender a atenção de uma criança pequena por tanto tempo. E eles, de fato, conseguiram…

Quem me segue no Snapchat viu vários trechinhos da peça =) Se você ainda não segue, aproveita: IsePregnolatto


 

 

Clássico “Os Três Porquinhos e o Lobo” em cartaz em São Paulo

Uma das fábulas mais tradicionais da literatura infantil contada de forma divertida e engraçada

 

Em uma adaptação mais dinâmica e cômica a Cia dos Reis apresenta o infantil “Os Três Porquinhos e o Lobo” em cartaz no Teatro Extra Itaim aos domingos às 17h.

O espetáculo narra a incrível jornada dos Porquinhos que decidem construir cada um sua nova casa, em meio a muitas trapalhadas e confusões percebem que um lobo malvado está rondando a vizinhança e precisam se proteger contra o malfeitor que utiliza diversos disfarces para enganar e perseguir os irmãos.  O Lobo, que se sente muito esperto e inteligente, cria vários planos para tentar destruir a moradia dos ingênuos porquinhos, sem saber que ao final da aventura aprenderá uma grande lição.

Escrita por Joseph Jacobs, dirigida por Ivo Ueter que também faz parte do elenco com os atores Allan Salinas, Filipe Bertini e Thiago Mantovani, a montagem “Os Três Porquinhos” é uma das histórias infantis que mais ensinam o valor do esforço e da auxilio ao próximo para as crianças. Com diálogos lúdicos e bem elaborados, é uma ótima opção de passeio para os pequenos aos finais de semana.

Serviço:

 Os Três Porquinhos e o Lobo Mau

Teatro Itaim – (Dentro do Extra Hipermercado)

Rua João Cachoeira, 899 – Itaim Bibi, São Paulo.

Quando: Domingos às 17h00

Tel. (11)  4328 3842

Ingressos: www.compreingressos.com ou na bilheteria do Teatro (R$ 40,00 inteira R$ 20,00 meia)

Classificação etária: livre

Duração: 55 min

Elenco: Ivo Ueter, Allan Salinas, Filipe Bertini e Thiago Mantovani

Direção: Ivo Ueter

Gênero: comédia infantil

Acesso para cadeirantes: sim

* O local possui estacionamento no mesmo andar do Teatro.

Sobre a Cia dos Reis

Criada em meados de 2012, a Companhia dos Reis nasceu da vontade e iniciativa de jovens atores que juntos já realizavam trabalhos em outras companhias e que compartilhavam da mesma essência e aplicação artística.

O grupo lançou diversos espetáculos desde sua estreia. No final de 2014 chegou aos palcos com o aclamado O Despertar da Primavera e em 2015 estreou o sucedido Querido Amigo. Agora, a Cia segue com os sucessos em cartaz: Louca Terapia e as montagens infantis Pluft, o Fantasminha e Os Três Porquinhos e o Lobo Mau.

 

POSTAGENS RELACIONADAS

palhaço circo sp
Circo Spacial
October 01, 2017
familia
Eventos de outubro em São Paulo
September 28, 2017
neo geo family
Neo Geo Family: opção para as férias
July 18, 2016
12938275_10209201250888848_3456520046385363542_n
Festa de 2 anos da Catarina: as fotos!
April 27, 2016
tempo
É domingo! Esperamos vocês!
October 17, 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com "*"