Massa para moldar (e guardar!) as mãos e os pés das crianças


Queridas,

A massa de sal é uma tradição de Natal em alguns países do Hemisfério Norte. É comum as famílias fazerem os enfeites de Natal com ela. Esta versão da receita eu peguei em blogs americanos e testei no final de semana. A grande vantagem é poder secar suas peças no microondas em poucos segundos ao invés de deixar assando no forno por 3 horas. O corante alimentar foi ideia minha para tirar aquela cor de “farinha” das massas. Achei que seria mais fácil do que ficar pintando depois com todo meu talento para artesanato (nenhum).

Testem e compartilhem suas dicas com todas nós!

Beijos,

Ise.


A receita original diz meia xícara de sal, meia xícara de farinha e uma xícara de água. A água você deve ir acrescentando aos poucos conforme necessidade. Minha experiência: não usei nem 1/4 de xícara de água e mesmo assim a minha massa ficou toda grudenta, acho que poderia ter ficado mais seca. Meu conselho: vai devagar com essa água! rs Se errar a mao, pode ir acrescentando farinha até ficar bom.

20151206_175640

Vai ficar uma gororoba mais ou menos assim:

Hora de colocar o corante. Misture as cores conforme desejar e vá adicionando até o tom que quiser. Eu testei com amarelo, só para ver se ia ficar amarelo vivo ou se ia pender mais para a cor de biscoito.

20151206_180058

A massa bem misturada e pronta fica assim:

20151206_180326

Parece ovo, mas não é =P

Eu modelei em um prato pois queria redondinho para colocar a mão da Catarina. Dica: não deixe muito grosso ou você poderá ter problemas para secar. Um dos meus testes secou toda a borda mas não secou o meio. Perdi a peça. Enfim, aqui é a hora que você modela o que quer. Se quiser fazer peças para a árvore de Natal ou letrinhas tem muita inspiração na internet (procurem como salt dough).

Hora de colocar no microondas. O segredo aqui é ficar olhando direto. As primeiras peças que coloquei, eu abria e olhava a cada 10 segundos. Se passar “o ponto”, a massa começa a borbulhar e estourar. Percebi que peças pequenas eu poderia fazer em 90 segundos – 1 minuto e peças maiores (como a mãozinha) em torno de 3 minutos. Mas cada microondas tem uma potência diferente…

20151206_184447

Depois de seca, a peça saiu sem dificuldades do prato. O momento mais difícil foi fazer a nojenta da minha filha colocar a mão na gororoba. Morria de nojo, saía correndo, pediu colo para o pai (“Salve-me desta louca…”). Precisei brincar muito com a massinha e grudar todos os pelos da barriga do meu marido para ela arriscar mais ou menos. Ainda assim a mãozinha ficou meio torta.

Eu testei pintar antes esse “Catarina” e a data e não ficou bom. Acho melhor pintar depois de fresco e seco. Dá para cortar a mãozinha e fazer buraquinho, colar em cima de outro papel…enfim…as possibilidades são infinitas. Se forem pendurar, não esqueçam de fazer o furinho antes de levar ao forno.

Para quem tem filhos menores, é a possibilidade de criar recordações, presentes…sem gastar rios de dinheiro. Para quem tem filhos maiores, é diversão garantida. Dá para fazer TANTA coisa…

Escrevam contando as experiências de vocês e o que decidiram fazer. No meio tempo, deixo uma galeria de inspirações.

 

1 Comentários

Valéria Mendes
Responder 7 de dezembro de 2015

Adorei essa dica. Vi no seu ig. Vou fazer com as crianças amanha e te marco no instagram. Obrigada por dividir essa experiencia. Beijos♡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com "*"