Por que é tão difícil amamentar?


Uma amiga muito querida teve bebê há 10 dias. Ele é lindo, gordo, gostoso e enorme. Em virtude de uma série de motivos, precisou ficar na UTI após o parto. Ficou 9 dias lá e -adivinhem- introduziram mamadeira. Falaram para a mãe que o colostro dela não ia alimentar o bebê, enfim…tudo aquilo que a gente conhece e sabe de cor e salteado. Uma mulher no puerpério é uma mulher vulnerável. Nem consigo imaginar o que é estar no puerpério com um filho na UTI. É a hora que a gente espera que os profissionais de saúde assumam seu papel e ofereçam o melhor cuidado ao filho e à mãe: isso significa oferecer para o bebê o que há de mais avançado na ciência visando à sua pronta melhora e desenvolvimento. Mas não só. Significa também orientar a mãe. Alguém que nunca amamentou um ser humano na vida não sabe o que fazer. Não é um negócio que a gente nasça sabendo – e na maioria das vezes, nem eles.

Infelizmente, muitos (MUITOS MESMO!) médicos, enfermeiros, fonos, fisioterapeutas etc não sabem NADA de amamentação e acabam minando a história de muitas crianças que poderiam ter sido amamentadas exclusivamente sem grandes problemas. Já falei sobre isso AQUI: O sistema contra a amamentaçãoSendo assim, não é incomum que outras mulheres acabem tomando o papel principal de instruir a nova mãe. Também já falei sobre isso AQUI: A amamentação, a sororidade e os grupos de apoio.

Enfim, por causa das dificuldades dessa pessoa que me é tão querida, eu acabei pensando muito sobre o que foi o meu puerpério, o primeiro mês da Catarina, as dificuldades gigantes (e vencidas) de amamentação. E eu continuo com a minha opinião: só informação salva. Não adianta você ter o pediatra mais famoso porque na hora do vamuvê, normalmente de madrugada, ao ouvir seu bebê chorando desesperado, se você NÃO TIVER INFORMAÇÃO suficiente vai achar que é fome e enfiar uma mamadeira na boca dele. Vai acreditar que colostro não sustenta. Vai achar que leite seca do dia para a noite. Vai acreditar quando alguém disser que você não tem leite ou que seu leite não sustenta. Eu sei como é difícil, por isso faço sempre questão de ajudar muito as mães que estão naquele lugar onde eu já estive. Mas é muito difícil saber até onde nossa ajuda não é invasiva, então fico SEMPRE com um pé atrás e tento REAGIR ao invés de AGIR.

Só a informação salva. E, normalmente, depois que o bebê nasce as coisas acontecem tão rápido que simplesmente não dá mais tempo de sentar e estudar. Você já está atrasada com tudo. Por isso, minha recomendação é sempre estudar na gravidez e instruir suas amigas a fazer o mesmo.

Amamentação é CIÊNCIA. Não tem espaço para achismos. Enquanto você perde tempo achando alguma coisa, puft! O bebê desmamou. Não existe desmame natural antes de 1 ano de idade. Mamar é a coisa mais prazerosa na vida do bebê. Se ele recusou o peito, preferiu comer, preferiu outro leite é porque aconteceu algum ruído no processo de amamentação. E tudo bem, desde que você esteja ok com isso. O que acontece, entretanto, é que na maioria das vezes as mães não estão. Elas querem continuar amamentando.

Então o segredo é um só: estudar, estudar e estudar.

O que eu recomendo para uma mãe com dificuldades em amamentar: estudo e uma excelente consultora em amamentação.

A Isa Crivellaro (que já teve suas passagens aqui pelo blog) é uma das maiores estudiosas em amamentação do Brasil e tem cursos muito didáticos, estruturados, bem desenvolvidos e, principalmente, embasados de maneira SÓLIDA no que a ciência nos traz de mais novo.

Para as mães de recém-nascidos, recomendo FORTEMENTE o mini-curso GRATUITO “A pega perfeita”. Vou inclusive refazê-lo pouco antes da Aurora nascer para ficar com tudo fresquinho na cabeça.

PARA ASSISTIR AO MINI-CURSO GRATUITO CLIQUE AQUI

Para quem quer estudar a amamentação a fundo, sejam grávidas ou profissionais da saúde, eu recomendo MUITO, mas MUITO MESMO o CURSO AVANÇADO EM AMAMENTAÇÃO que tem um programa lindo, super completo e extremamente didático. A Isa é tão mara que o curso serve para quem trabalha com isso e para quem NUNCA ouviu falar nada sobre amamentação. Eis o programa:

Módulo 1: O início de tudo: o nascimento, primeira hora de vida e primeira semana de vida do bebê
Módulo 2: Fisiologia da Lactação
Módulo 3: A pega perfeita e a confusão de bicos
Módulo 4: Posicionamento do bebê
Módulo 5: Disfunções motoras orais
Módulo 6: Rotina de mamadas e eficiência na amamentação
Módulo 7: Desafios mais comuns: como superá-los
Módulo 8: Desmame
Módulo 9: Dificuldades para amamentar: por que se tornaram tão comuns

É um programa completo como nunca vi outro igual. Não interessa só as mães que amamentam, mas todas as mães no primeiro ano de vida do bebê. Ainda, o curso conta com módulos extras:

  • Shantala para bebês e extero-gestação, com a Naturóloga e Acupunturista Fernanda Fock
  • Amamentação e volta ao trabalho, com a Fonoaudióloga Isa Crivellaro (CONALCO)
  • Odontologia e alimentação infantil: o primeiro ano de vida do bebê, com a odontopediatra Andreia Stankiewicz (CONALCO)
  • Alimentação láctea no primeiro ano de vida, com a nutricionista Karine Duraes (CONALCO)
  • O uso de cosméticos pela mãe que amamenta, com a Farmacêutica Carolina Ribas Martins
  • Maternidade Consciente no Início da Vida: os 1000 primeiros dias, com a Fonoaudióloga e Educadora Perinatal Larissa Simon
  • Alimentação láctea nos dois primeiros anos de vida, com a pediatra Kelly Oliveira (CONALCO)
  • Baby-led weaning: a livre demanda da introdução alimentar, com a Fonoaudióloga Aline Padovani

O curso oferece ainda: certificado, MP3 de todas as aulas do curso para ouvir onde quiser (e puder!), mais de 20 artigos científicos atuais e completos para download, slides em pdf das aulas teóricas do curso, participação em um grupo exclusivo do facebook para tirar dúvidas e compartilhar experiências, além de 2 mini-cursos sendo um deles exclusivo. 

Eu disse que mais completo impossível. É o manual da maternidade que ninguém nunca escreveu…

O curso avançado de amamentação está com preço promocional, 12x R$38. É um presente maravilhoso para quem quiser fazer a diferença na vida de uma mãe. E o curso é sabidamente tão bom, mas tão bom, que a Isa devolve 100% do seu investimento se você não gostar dele.

Não tem erro, é dica quente.

Sabe, todas as vezes que uma amiga diz que consultoria em amamentação é cara, os cursos e tudo mais…eu sempre devolvo a pergunta:

-Quanto custa uma lata de leite? Uma boa mamadeira? Esterilizador? Aparelho nos dentes? Remédios para todas as doenças que a criança evitaria amamentada?

A conta não fecha. O melhor leite é caro e, ainda assim, não chega aos pés do leite materno. Grátis e sempre pronto.

PARA COMPRAR O CURSO AVANÇADO EM AMAMENTAÇÃO CLIQUE AQUI

Sobre o curso:

faq

Lembrando que a Isa é uma mãe como todas nós, empreendedora, batalhadora e um ser humano admirável. Ela é demais, muito didática e arrasou nas aulas.

mae empreendedora

Vou colocar o link direto para o curso ali com os banners para que vocês o encontrem rapidamente caso queiram divulgar para uma amiga, uma prima, enfim, uma mulher querida. Nós temos de nos apoiar. SEMPRE!

Boas mamadas,

Ise.

POSTAGENS RELACIONADAS

maemelhor
Como ser uma mãe melhor?
November 01, 2017
como amamentar quando volta ao trabalho
Como fica a amamentação quando a mãe volta a trabalhar?
September 24, 2017
Amamentação
Mitos da amamentação
April 03, 2017
escolinha doenças
Desde que entrou na escola, meu filho só fica doente
September 08, 2016
ensaiofamilia8
Porque quero ter mais filhos
August 11, 2016
amamentacao
Curso Avançado em Amamentação
July 19, 2016
silicone
É possível amamentar tendo prótese de silicone?
May 31, 2016
mulheraprisionada2
Pelo direito de ser gente
December 17, 2015
capa
Maternidade e culpa
November 11, 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com "*"