QUANTAS HORAS POR DIA UM BEBÊ DORME?


A resposta é DEPENDE. Depende da idade, dos hábitos da família, da genética, da atividade a que é exposto e até do próprio metabolismo. Oras, se algumas pessoas precisam dormir 12 horas por noite e algumas levantam-se e vivem bem com 5 horas de sono diárias, por que os bebês teriam um padrão uniforme?

Especialistas, entretanto, usam tabelas de REFERÊNCIA – e há um consenso geral, já que as tabelas são bem parecidas entre si. Obviamente que o padrão de sono pode variar em virtude de agentes externos como nariz entupido, viroses, dentes nascendo, tipo de alimentação, quebra de rotina – não faltam motivos para um bebê não dormir bem. Uma quantidade de horas que varie MUITO e FREQUENTEMENTE do relatado abaixo, entretanto, pode valer uma menção ao pediatra no próximo encontro ou até uma eventual consulta com neuropediatra.

O total de horas contempla sono da noite (que não significa sono corrido – ele pode e provavelmente contará com despertares noturnos) mais sonecas diurnas. Vale lembrar também que no primeiro ano do bebê é esperada uma inconsistência no padrão de sono: ele provavelmente alternará épocas em que dorme melhor e pior no decorrer dos meses. Isso pode se dar por uma série de motivos: fase (existem fases de regressão no sono, ex 3-4 meses), incômodos (dentes, cólicas, assaduras), fatores externos (frio costuma facilitar o sono enquanto o calor atrapalha – especialmente bebês que suam muito), saltos e picos de crescimento e até desenvolvimento neurológico-motor (alguns bebês tendem a dormir pior quando estão perto de atingir um grande marco como sentar, engatinhar, andar…)

1 mês - aproximadamente 15-16h
3 meses - aproximadamente 15h
6 meses - aproximadamente 14h30
9 meses - aproximadamente 14h
12 meses - aproximadamente 13h
18 meses - aproximadamente 13h30
2 anos - aproximadamente 13h
3 anos - aproximadamente 12h

E aí? Seu bebê está dormindo algo próximo a isso?

Bons sonhos,

Ise.

Obs.: Já está seguindo o blog? Basta adicionar seu e-mail aqui embaixo e clicar no link de confirmação que vai chegar para você. Dessa forma, nenhum post será perdido: todos chegarão por e-mail para você!

POSTAGENS RELACIONADAS

nutricionista infantil
8 dicas para a criança comer melhor
October 26, 2017
AMAMENTAR
Culpa por não ter conseguido amamentar
June 04, 2017
criação com apego
Cama compartilhada? Não, obrigada!
October 27, 2016
empreendedorismo materno
A maternidade me transformou em uma profissional mais feliz
August 09, 2016
amamentacao
Curso Avançado em Amamentação
July 19, 2016
girl-797837_960_720
O verdadeiro tempo de cada criança
January 24, 2016
utineo
Perdi meu filho enquanto eu estava na UTI
January 21, 2016
professor
6 coisas que você NÃO deve dizer ao professor do seu filho
January 19, 2016
impossible
Feliz ANO NOVO!
December 31, 2015

2 Comentários

Ferlúcia
Responder 10 de outubro de 2015

meu bebê tem 3 meses e dorme mais que essas horas aí, ele so passa uma hora e meia acordado ou no maximo duas horas, e volta a dormir, quando acorda mais esse tempo acordado e torna a dormir, detalhe que tb dorme a noite toda, acorda pra mamar e ja termina dormindo de novo.

Lisa
Responder 6 de outubro de 2015

hahahaha... respondendo a sua pergunta: NÃO! Meu bebê dormia menos que esta tabela. foi dormir bem só aos 5 anos de idade.....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com "*"