QUANTAS HORAS POR DIA UM BEBÊ DORME?


A resposta é DEPENDE. Depende da idade, dos hábitos da família, da genética, da atividade a que é exposto e até do próprio metabolismo. Oras, se algumas pessoas precisam dormir 12 horas por noite e algumas levantam-se e vivem bem com 5 horas de sono diárias, por que os bebês teriam um padrão uniforme?

Especialistas, entretanto, usam tabelas de REFERÊNCIA – e há um consenso geral, já que as tabelas são bem parecidas entre si. Obviamente que o padrão de sono pode variar em virtude de agentes externos como nariz entupido, viroses, dentes nascendo, tipo de alimentação, quebra de rotina – não faltam motivos para um bebê não dormir bem. Uma quantidade de horas que varie MUITO e FREQUENTEMENTE do relatado abaixo, entretanto, pode valer uma menção ao pediatra no próximo encontro ou até uma eventual consulta com neuropediatra.

O total de horas contempla sono da noite (que não significa sono corrido – ele pode e provavelmente contará com despertares noturnos) mais sonecas diurnas. Vale lembrar também que no primeiro ano do bebê é esperada uma inconsistência no padrão de sono: ele provavelmente alternará épocas em que dorme melhor e pior no decorrer dos meses. Isso pode se dar por uma série de motivos: fase (existem fases de regressão no sono, ex 3-4 meses), incômodos (dentes, cólicas, assaduras), fatores externos (frio costuma facilitar o sono enquanto o calor atrapalha – especialmente bebês que suam muito), saltos e picos de crescimento e até desenvolvimento neurológico-motor (alguns bebês tendem a dormir pior quando estão perto de atingir um grande marco como sentar, engatinhar, andar…)

1 mês - aproximadamente 15-16h
3 meses - aproximadamente 15h
6 meses - aproximadamente 14h30
9 meses - aproximadamente 14h
12 meses - aproximadamente 13h
18 meses - aproximadamente 13h30
2 anos - aproximadamente 13h
3 anos - aproximadamente 12h

E aí? Seu bebê está dormindo algo próximo a isso?

Bons sonhos,

Ise.

Obs.: Já está seguindo o blog? Basta adicionar seu e-mail aqui embaixo e clicar no link de confirmação que vai chegar para você. Dessa forma, nenhum post será perdido: todos chegarão por e-mail para você!

POSTAGENS RELACIONADAS

dúvida
Feliz Dia das mães para você, homem branco e hétero sem filhos!
May 12, 2018
menino de tutu, machismo
Meu filho usa fantasia da Frozen. E daí?
April 08, 2018
atividade educação infantil
4 atividades SIMPLES para tirar as crianças da frente da TV
March 25, 2018
youtube
Primeiro x segundo filho: coisas que a gente aprende
March 05, 2018
gravidez
7 coisas IMPORTANTÍSSIMAS que você precisa saber na primeira semana do bebê
March 03, 2018
Canal de maternidade no youtube
Mamaholic no Youtube!
February 14, 2018
Aí tive de comprar duas, ao invés de uma! hahahahaha
Comprando roupas de mães empreendedoras: um posicionamento político
February 03, 2018
nutricionista infantil
8 dicas para a criança comer melhor
October 26, 2017
AMAMENTAR
Culpa por não ter conseguido amamentar
June 04, 2017

2 Comentários

Ferlúcia
Responder 10 de outubro de 2015

meu bebê tem 3 meses e dorme mais que essas horas aí, ele so passa uma hora e meia acordado ou no maximo duas horas, e volta a dormir, quando acorda mais esse tempo acordado e torna a dormir, detalhe que tb dorme a noite toda, acorda pra mamar e ja termina dormindo de novo.

Lisa
Responder 6 de outubro de 2015

hahahaha... respondendo a sua pergunta: NÃO! Meu bebê dormia menos que esta tabela. foi dormir bem só aos 5 anos de idade.....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com "*"