Receitinha sem açúcar


ROLINHOS DE TÂMARA COM COCO

Receita de sobremesa sem açúcar para bebês (e adultos!)

As pessoas dizem que eu tenho “paladar infantil”, mas acho isso um absurdo. Tem muita criança nesse mundo que come infinitas vezes melhor do que eu. Sou fresca para comer e minha mãe jura de pé junto que nem sempre foi assim. A verdade, entretanto, é que eu sofro muito por não gostar de comer muitas coisas – apesar de adorar comer. Por isso e mais outros tantos motivos, eu cuido bastante da alimentação da Catarina.

Para todo mundo que está na cruzada de evitar (ou cortar totalmente) açúcar até os 2 anos de idade (ou quem sabe até mais), sabe que às vezes a gente se depara com uma série de dificuldades. As minhas maiores são tempo e necessidade de praticidade. Primeiro porque eu trabalho fora e estou sempre envolvida com mil projetos diferentes. Segundo porque eu sou uma verdadeira negação na cozinha. Sem o Gustavo me dando uma mão, não consigo nem achar os utensílos, não usei usar vários deles e preciso de apoio moral. Fora que eu me canso depois de um tempo. Não tenho muita paciência. Minhas aventuras são raras e ultimamente têm sido pontuais: a Catarina. Dessa vez, queria que ela comesse uma sobremesa docinha, gostosa…que sentisse o “prazer do doce” quando acordasse da soneca da tarde. Mas queria continuar sem dar açúcar para ela.

Achei uma receita de tâmara que, aos meus olhos, pareceu brigadeiro de leite ninho. Eu penso gordo, gente! Era tâmara com coco, parecia bem fácil e tinha cara de algo que a Catarina comeria (como se a Catarina comer alguma coisa fosse problema!). Fiz com algumas alterações e ficou supimpa! Rápido, fácil, gostoso….e sem açúcar na receita.

Além disso, a tâmara é um alimento muito energético, logo excelente para crianças que pulam, sobem, descem, gritam, correm, se arrastam e tocam o terror como a minha. Rica também em potássio, cobre, magnésio, cálcio, vitamina B5. Contém triptófano, que estimula a formação de melatonina, podendo contribuir para evitar a insônia.

O coco é rico em fibras, bastante calórico, cheio de gorduras boas. Auxilia na prevenção e tratamento das infecções virais, ajuda a controlar diabetes. Riquíssimo em vitaminas e minerais, como potássio e magnésio.

Está convencida? Mãos à obra!

Você vai precisar de um processador ou mixer, tâmaras e coco. Só!

Compramos tâmaras sem caroço no hortifrutti perto de casa.

tamaras

Meu marido apareceu com um coco inteiro aqui e eu pirei pensando em como iríamos abri-lo. hahahahha Mas ele tinha um plano: furou o coco, tirou a água (que a Catarina bebeu todinha, numa tacada só!), assoprou lá dentro (eu reclamei e ele revidou dizendo que eu sempre insunuava que ele era um poço de germes e bactérias…oh, well…) e jogou no chão. O coco abriu. JURO! Mas aposto que existem maneiras mais simples – e higiênicas – no youtube. Pesquisa lá e me conta! hahaha

Cortamos em pedaços e coloquei no triturador do mixer. Ficou LINDO!

TAMARAS_2

Aí comecei a colocar no mixer (função triturador ainda) algumas tâmaras e um pouco desse coco ralado previamente. E zum – turbo neles!

tamaras3

Ficou uma “massa” linda. Com uma consistência bem interessante, ligeiramente melequenta e brilhante.

TAMARAS4

Comecei a fazer rolinhos e passar no coco que sobrou, como se fosse granulado no brigadeiro. Não grudou lindamente como teria grudado se fosse o coco seco, mas deu para o gasto.

tamaras5

TAMARAS6

tamaras7

Guardei num potinho e coloquei na geladeira. Sendo coco fresco, estou imaginando que dire de 2-3 dias. Reza a lenda que o de coco seco dura mais ou menos uma semana!

TAMARAS8

TAMARAS9

É uma boa opção de sobremesa, de lanchinho, de docinho para festinha de aniversário. É fácil de levar para oferecer fora de casa… Na minha opinião, um achado essa receitinha!

Aqui foi sucesso. E por aí? Deu certo? Os bebês comeram? Contem tudo!

Beijos,

Ise.

Obs.: Se você ainda não assinou, não esqueça de deixar seu e-mail para receber a nossa newsletter e não perder nenhum post!

Obs2.: Informação nutricional sobre a tâmara, CLIQUE AQUI.

POSTAGENS RELACIONADAS

introdução alimentar
Por que o bebê não pode comer antes dos 6 meses?
November 20, 2017
nutricionista infantil
8 dicas para a criança comer melhor
October 26, 2017
empreendedorismo materno
A maternidade me transformou em uma profissional mais feliz
August 09, 2016
amamentacao
Curso Avançado em Amamentação
July 19, 2016
comida
Como congelar a comida do bebê
May 29, 2016
girl-797837_960_720
O verdadeiro tempo de cada criança
January 24, 2016
utineo
Perdi meu filho enquanto eu estava na UTI
January 21, 2016
professor
6 coisas que você NÃO deve dizer ao professor do seu filho
January 19, 2016
impossible
Feliz ANO NOVO!
December 31, 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com "*"