Sugestão de desenho: O Diário de Mika


Tenho uma sugestão de desenho para os pequenos de 3-6 anos hoje: O Diário de Mika, uma animação brasileira que vai ao ar no Disney Junior (no Youtube, no Playkids…).

Meu marido e eu somos duas pessoas que gostam de TV. Somos daqueles que deixam a TV ligada para ficar pela casa mesmo quando ninguém está assistindo. Maratonamos séries desde que namorávamos e somos heavy users do Netflix. A Catarina também gosta muito de ver TV (apesar de ter seu tempo controlado – a TV NUNCA pode tomar o horário da brincadeira!) e eu presto muita atenção às coisas que ela assiste. Não concordo com essa vilanização da TV em geral. Para mim, é óbvio que ela não deve substituir brincadeiras, interação, experiências. Mas sou contra o banimento total, acho que – como tantas outras coisas – ela pode ser uma excelente aliada no desenvolvimento infantil
MIKA

Mika foi uma coisa que descobrimos sem querer há um bom tempo já e foi uma grata surpresa. Trata-se de uma menina de 4 anos (na faixa de idade da Catarina!) que está aprendendo como o mundo funciona. Quem tem filhos nessa idade sabe que é justamente essa a impressão que temos: eles precisam de um manual de funcionamento do mundo. Em menos de 10 minutos, a Cata me perguntou que máquina as abelhas usavam para fazer o mel e qual era o motivo da água não ter cor. A gente acha graça contando, mas a realidade é que aos até os 6 anos, é muito difícil para uma criança entender conceitos abstratos, o que vive nos deixando em maus lençóis.

A Mika sempre chega no seu quarto para processar as coisas que lhe acontecem. Chega triste, chateada, brava e com a ajuda de seus brinquedos-amigos – que na verdade representam diversas facetas da sua personalidade – ela desenha o acontecimento no seu tablet e elabora as questões, chegando a conclusões que sempre nos ajudam a explicar alguma coisa para as crianças. Foi a Mika, por exemplo, que ensinou à Catarina que ela jamais pode sair de perto de mim no shopping…rs Ela trata de uma série de temas pertinentes à idade: frustração e ciúmes, por exemplo. Em um capítulo, o pai não compra a motoca que ela quer porque não tem dinheiro. Em outro, ela tem ciúmes do irmão mais novo que toma todo o tempo e atenção dos pais.

Após elaborar a questão, ela termina sua conclusão com uma musiquinha. Nós temos o CD no carro e a Cata é pura cantoria. Sabe quando o filho da gente gosta sinceramente de uma coisa? E sabe quando a gente gosta que eles gostem? Então!

Os episódios são curtos, perfeitos para prender a atenção dos pequenos. Uma criança nessa idade dificilmente acompanha uma sucessão de eventos que dure meia hora, por exemplo. As músicas ajudam as crianças a gravar os conceitos. Eu, como professora, acho que pode ser tranquilamente usado em sala de aula. Psicopedagogos acompanham a confecção dos episódios. O desenho é nacional!

A qualidade é tanta que esta semana ele foi nomeado ao Internacional Emmy Kids Awards 2017! mika

Eu recomendo MUITO! Desenho de altíssima qualidade que diverte E estimula. Me contem o que vocês acharam.

Onde assistir:
De segunda a sexta no Disney Júnior, às 11h e às 17h.
De segunda a sexta no Disney Channel, às 13h.
No Youtube: CANAL O DIÁRIO DE MIKA

POSTAGENS RELACIONADAS

esperar
A arte de saber esperar
June 05, 2016
professor
6 coisas que você NÃO deve dizer ao professor do seu filho
January 19, 2016
disgusted
14 diálogos surreais que acontecem depois que os filhos nascem
December 01, 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com "*"