Sugestão de leitura: Eu e meu amigo Curumim


curumim

Falar com as crianças sobre as diferenças é fundamental. Entender que cada pessoa é única puxa uma série de ensinamentos: respeito, empatia, acolhimento, amizade. Lidar bem com o diferente melhora nossa capacidade de leitura de mundo uma vez que nos abrimos para entender uma nova posição, a posição do outro. É um exercício diário – e é um exercício difícil, inclusive (principalmente) para adultos.

Por isso, eu sempre procuro livros com essa temática para a Catarina. Gosto de livros sobre diferenças, aceitação, amizade. Gosto de estimulá-la a ser sempre uma boa pessoa, carinhosa e acolhedora, mas acima de tudo, muito empática. Modéstia à parte, acho que temos feito um bom trabalho por aqui nesse sentido. Os livros são SEMPRE nossos maiores aliados e excelentes ferramentas para passar conceitos subjetivos aos menores.

Eu e meu amigo curumim, de Elisabete Cruz, é um livro sobre tudo isso. Através de Abyatá, sofremos o desprezo ao diferente e encontramos na amizade verdadeira de um menino que enxerga com o coração, o verdadeiro bálsamo. Lições para os adultos também.

curumim2

Como cereja do bolo, há espaço para falar sobre emponderamento (“Abyatá pode escolher quem quer ser!”), sobre apropriação cultural e sobre a questão do nativo-brasileiro. Contemporâneo e, ainda assim, atemporal. Fofo, mas muito profundo.

O livro é lindamente ilustrado por Sami Ribeiro. É colorido e cheio de detalhes, capaz de chamar atenção do par de olhinhos mais atentos que você tem em casa.

EU E MEU AMIGO CURUMIM
Elisabete Cruz
Editora Suinara – 2017
ISBN: 978-85-65380-38-6

(A partir dos 4 anos acredito já ser possível uma leitura explicativa para as crianças – sugestão: enfatize a questão moral da história mais do que a narrativa linear ao ler para crianças pequenas)

WhatsApp Image 2017-11-13 at 20.39.42

POSTAGENS RELACIONADAS

entrevista thaise tribuna
Como incentivar crianças a ler
March 29, 2016
petitebook
PetiteBook
January 20, 2016
criançaslendo
10 livros infantis que uma criança precisa conhecer
November 26, 2015
capa
Lançamento “Minhas Histórias” – Vamos nos encontrar?
October 15, 2015
capa
Coleção de Livros Itaú 2015 – saiba como solicitar a sua!
September 26, 2015
Pequenos Grandes Leitores
Pequenos Grandes Leitores
July 10, 2015

2 Comentários

Lafaete
Responder 14 de novembro de 2017

Eu queria muito um desses ai aí pra minha peguena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com "*"